quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Grávidas e aspirantes

3ª feira. De manhã há consulta de ginecologia geral. À tarde, consulta de termo e depois consulta de infertilidade. Durante a manhã, a minha orientadora de estágio esteve ocupada com actividades administrativas. Durante a tarde foram 18 consultas seguidas.

Na consulta de termo, faz-se o acompanhamento das últimas semanas da gravidez, em que o parto se torna eminente. A rotina inclui avaliação das análises/exames feitos durante a gravidez e solicitação de exames não realizados, bem como avaliação de correctas condições para o parto. Faz-se por exemplo, a pesquisa de Streptococcus agalacteae no canal de parto - uma das principais causas de pneumonia pós-nata. É feito também toque vaginal para verificar o estado do colo uterino/apresentação, cardiotocografia para verificar existência de contracções uterinas/sua relação com os batimentos cardíacos fetais e verifica-se o volume de líquido amniótico.

Já na consulta de infertilidade, inicia-se/acompanha-se estudo de casais inférteis - tratando o possível, encaminhando o que está fora do alcance dos meios locais.

Assim foi uma manhã tranquila e uma tarde animada.

Sem comentários:

Tunes