segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Correcções

Hoje foi dia de correcções - saiu a chave definitiva da Prova Nacional de Seriação 2007. Como era de esperar, muitas perguntas tiveram a correcção alterada/anulada. Inesperado foi o facto de serem 20 as perguntas com alterações - 7 anuladas e 13 alteradas. Isto significa que 1/5 do exame não foi bem elaborado.

Acho que o número fala por si.

Isto veio confirmar o que já andava a sentir à muito tempo: este método de seriação não está bem. Está podre. Tem-se mostrado falível de mais para ser um método justo. Claro que qualquer método que pretenda seriar cerca de 1000 pessoas terá sempre viéses e variáveis que o tornarão mais ou menos injusto, mas parece-me que o exame, nos moldes em que é realizado actualmente, deixou de ser um método fiável (às incorrecções acrescem as injustiças locais de realização, já aqui discutidas em posts anteriores).

Acho que está na altura de a ACSS repensar o sistema. Não tenho a solução ideal, mas acima de tudo acho que o mais importante é repensar o sistema actual.

Relativamente ao meu exame, passei a ter certas mais 10 perguntas - algumas tinha reclamado, outras não. Pelas minhas contas, ficarei com uma nota final de 78 em 100 (isto se não me tiver enganado a preencher a folha de respostas...). Fiquei muito contente, porque se aproximou mais das minhas expectativas, do esforço que dispendi para este exame. Mas não sei bem o que isto significa - só quando tivermos o resultado da seriação poderei dizer se realmente foi bom ou não...

De qualquer forma, é um número que me faz mais feliz...

Agora importa continuar o Ano Comum, tentar tirar o máximo partido deste ano, e começar a elaborar um plano para o resto da vida. A escolha da especialidade parece longe, mas um ano passa a correr...

Sem comentários:

Tunes