quinta-feira, novembro 13, 2008

Registo orientado por problemas

Desde que iniciei o estágio de Medicina Interna, um dos problemas com que me deparei foi ter de lidar com tantos doentes com tantos problemas. De facto, o doente típico no internamento é idoso e tem uma série de co-morbilidades e outro tanto de medicamentos habituais.

Sentia-me (e ainda sinto!) um bocado perdido, avassalado até com tanta informação para ter presente. Não é fácil lembrarmo-nos de cada problema de cada doente quando nos perguntam, ou até mesmo ao elaborar um raciocínio que nos guiará ao diagnóstico e ao tratamento.

Então, li este artigo que saiu na Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna que me tem ajudado a estruturar (ou pelo menos tentar!) o meu raciocínio, torná-lo mais claro para ser entendido pelos outros, mas também por mim... Aconselho a leitura a todos que se identificam com o meu problema (e aos que não se identificam também).

E há ainda outra coisa que me ajuda a manter-me estruturado e a par: ter uma lista dos doentes que estou a seguir, dos respectivos problemas e do plano a seguir. É bom para podermos consultar ser ter que ir ler o processo clínico.

Sem comentários:

Tunes