quarta-feira, março 26, 2008

Vidinha vai andando

Os dias passam-se bem em Medicina Geral e Familiar. Apesar de o horário que eu tenho ser um bocado digamos, alternativo, e haver muitas consultas, tem corrido bem.
Alternadamente, vou algumas manhãs/tardes para a Unidade Operativa de Saúde Pública de Barcelos, onde faço sobretudo renovação de cartas de condução, e volta e meia um trabalhinho de saúde pública (tipo introduzir dados no computador, eventualmente fazer uma vistoria a restaurantes, bares ou escolas...).

A consulta corre bem, a um ritmo pautado pelas interrupções dos doentes que aparecem a solicitar consultas, receitas, baixas, credenciais de fisioterapia, documentos de transporte, atestados de robustez física...
Não querendo descurar o lado necessitado do utente, parece-me que por vezes há alguns abusos. Não sei se pela bondade/disponibilidade da minha Tutora, ou porque simplesmente as pessoas são assim. Por vezes tenho a sensação que ser prestável dá azo a muitos abusos e por vezes até exigências... o que na Medicina Familiar é frequente, pois por vezes é difícil para o médico distanciar-se daquela pessoa que conhece à tanto tempo...

Tenho algum receio de me tornar num Médico frio, que tanto critiquei ao longo do curso. Mas por vezes é realmente difícil ser imparcial com pessoas quase descaradas...

Sem comentários:

Tunes