Dia 5
Hoje foi um dia difícil – muito sono.
Logo pela manhã, o prof. Assistente baldou-se: havia uma reunião sobre “obras 2006-2010: o futuro do HSJ”. Assim sendo, eu e os meus dois colegas de grupo andamos de um lado para o outro a tentar arranjar algo útil para fazer. Um deles estava desesperado para picar os doentes (o que a mim não me entusiasma nada), e ainda fizemos um ECG a um doente que ia para o bloco. Claro que não havia gel para os eléctrodos, mas enfim, lá saiu um bocadinho mais tremido.
Chateamos alguns doentes para lhes palpar as dores, até que finalmente desistimos e fomos estudar um bocado..
A aula da manhã com o Regente foi interessante – cirurgia bariátrica. Deu para ter uma perspectiva aterradora da obesidade no mundo e em Portugal, e perceber que a “banda gástrica” de que tanto se fala, não é o tratamento milagorso. Os doentes sofrem (e não é pouco) porque fazem uma dieta à força.
A todas as pessoas que pensam emagrecer da forma fácil, desenganem-se. Só há uma forma: comer menos e fazer mais exercício. É muito simples.
À tarde foi a aula sobre pancreatite aguda. Ai que eu não quero ter uma! Mas é ter cuidadinho com o álcool e comidinhas pesadonas!
Sem comentários:
Enviar um comentário