sexta-feira, janeiro 05, 2007

Princípio do ano animado

O ano começou bem, com muito trabalho :) e muita animação, cortesia do Ministério da Saúde...
Hoje também foi uma manhã atarefada - ajudei a passar visita e redigi duas notas de alta. Ao mesmo tempo fui assistindo uma nova interna de oncologia, que entrou esta semana para o serviço... nos primeiros dias não se consegue fazer nada: o sistema é novo, não sabe onde estão as coisas (desde as luvas para a gasimetria, às requisições de análises, até à cafetaria para aumentar o rendimento!)

Do lado dos recém-licenciados, continua a luta (pouco falada na comunicação social) pela organização do denominado "ano-comum". É o ano que (em conjunto com o 6º ano profissionalizante) vem substituir o antigo Internato Geral. Há alguns problemas:
- a lista de colocações era suposto ter saído antes do ano novo, uma vez que o início desse "internato" seria no dia 2 de Janeiro. O problema é que a lista saiu, mas com tantos erros que foi imediatamente revogada.
- a colocação é determinada pela média de curso, e a escolha é feita pelos candidatos, que elaboram uma lista com 20 hospitais, de acordo com a sua preferência. Tendo em conta que o curso acabou em Julho (dando o desconto de épocas especiais até Outubro), como se admite que a lista ainda não tenha saído? Cheira-me a alguma incompetência...

Preocupo-me não só pelos meus colegas que não foram colocados (que têm assim umas férias forçadas), que já tinham alugado habitação (como não trabalham, não vão ter remuneração para pagar esses alugueres), mas também pelo meu ano - o que será que vai acontecer quando for a nossa vez?

Sem comentários:

Tunes