segunda-feira, dezembro 10, 2007

Uma semana passou

E passou muito bem: em férias!

Como muitos devem saber, esta foi uma semana agitada para qualquer IAC "wannabe" (sim, uma vez que ainda não tenho hospital para trabalhar, sou um wannabe). Por um lado, a ressaca do monumental exame - a PNS, como lhe chama a ACSS. Por outro, as reclamações a perguntas da prova, que julgamos não terem sido bem corrigidas.

Para quem não sabe, processa-se da seguinte forma: cada (ex-)aluno fica com o enunciado do exame. Se fôr esperto, escreve no enunciado as respostas que deixou na folha de respostas (entregue aos "vigias" no fim das 2h30) - assim, no dia seguinte, quando sai a chave provisória, pode conferir as perguntas que acertou e as que não acertou.

Como disse nos posts anteriores, eu acertei 68 perguntas. Mas das 32 que falhei, considero que 15 podem ser consideradas correctas - quer seja por ambiguidades nas questões, quer por haver várias respostas correctas (o que, infelizmente é frequente).
Assim, passei a semana a re-estudar o Harrison, para enviar as minhas reclamações bem justificadas; umas mais consistentes, outras menos.

Entretanto, surgiram relatos em diversos lugares de um certo anfiteatro em Lisboa, em que o exame terá sido uma rebaldaria, desde exames realizados em grupo, a consultas ao Harrison de bolso; parece que de tudo um pouco se passou, com a conivência das pessoas que vigiavam o exame. (podem ler mais relatos e discussão aqui, no fórum do Médico Interno).

Por essas razões e por outras, várias pessoas decidiram juntar-se e redigir um abaixo assinado, que foi enviado para o Ministro da Saúde, Secretário de Estado da Saúde, Bastonário da Ordem dos Médicos, Membros do Júri da Comissão de Internatos Médicos, no sentido de apresentar uma reclamação formal, como forma de manifestar a indignação contra os factos ocorridos.

Entretanto, por outro lado, foi também redigido um manifesto por alguns alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa, que terá sido também enviado para as entidades já referidas. (também pode ser lido no fórum do médico interno).

No final de contas, parece-me que se discutiu muito, tentou-se fazer algumas coisas, mas parece-me que nada irá acontecer. Acima de tudo, espero que tenha servido de "wake-up call" para as entidades que regulam este exame: além de achar que é desajustado e que muito pouco significa na nossa formação como Médicos e como Pessoas, as várias irregularidades que se têm sentido nos últimos anos, põem em questão a própria existência de tal exame. As condições de realização variam de local para local, com salas extremamente rígidas e outras em que reina a permissividade. Além disso, exames como a PNS2007 A e B, com 6 perguntas anuladas, levam-nos a pensar que quem elabora a prova, no mínimo, está distraído.

Eram estes os desabafos que tinha da semana que se passou...
Esta semana parto para 5 dias em Londres, que me saberão pela vida.

PS- desculpem os inglesismos, que me irritam, mas acho que por vezes há expressões que fazem mais sentido noutra língua.

PS2- digitalizei o meu exame, para quem quiser ficar com uma cópia limpinha da PNS2008. Está aqui ao lado o link para fazerem download da mesma.

1 comentário:

tienhuan disse...

Boa Viagem.
Essa do "wannabe" está gira :)

Tunes