terça-feira, agosto 21, 2007

24 de Outubro - The never-ending day…

O segundo dia foi cansativo mas gratificante. Começou às 9h da manha no centro de saúde. De manhã estive a assistir à consulta no SAP – serviço de atendimento permanente. Foi uma manhã animada, com muitos doentes e poucos recursos. Apesar disso o CS está bem apetrechado com sistema informático de apoio ao médico, o que permite ter a um clique todo o historial do doente, as prescrições, etc. Acho que é o padrão nos centros de saúde de Portugal.
O almoço ao meio-dia – maravilhosamente confeccionado pela D. Clotilde: panados com arroz de legumes. A nossa ementa era a mesma dos doentes – bem se come neste hospital, pensei eu!

A tarde continuou em consulta, mas com um dado novo: dei a minha primeira consulta! A principio o medo, depois a dúvida e insegurança, no final, a satisfação! Apesar de totalmente inesperado (pois na parte urbana deste estágio nunca fiquei sozinho), fiquei contente por ver a confiança que o tutor depositou em mim, depois de dar 2 ou 3 consultas com ele.

Reinou um misto de sentimentos. Por um lado querer compreender as necessidades do doente, por outro lado perceber as suas manhas. Se, por um lado há doentes que simplesmente ficam felizes e aliviados por terem ali alguém para os ouvir, sentindo-se por isso confortados, outros há que entram num consultório não para uma consulta, mas para apresentar uma lista de exigências que não admitem ver incumpridas.
Acho que saber lidar com todos os tipos de doentes só se adquire com a prática - o que me falta, e muito. Aos doentes mais compassivos senti vontade de abraçar e confortar, enquanto que com aqueles mais exigentes tive muita dificuldade em sequer estabelecer uma relação de empatia (a base da relação médico paciente). Nessas consultas lembrei-me muito das aulas de Psicologia no 2º ano da faculdade, em que aprendíamos técnicas de entrevista e a “desarmar” os doentes – parecia tão mais fácil quando praticávamos uns com os outros =)
Assim correu o dia todo, no meio de gripes, otites, artrites e outras patologias, outras dúvidas…

À noite, fomos afogar as mágoas e festejar as alegrias para o Centro Cultural do Mestre José Rodrigues, um espaço fantástico no centro da Cidade, equipado com cinema, salas de exposições e um brilhante café que fica aberto até às duas da madrugada.

Fui dormir, cansado, mas realizado.

Informações sobre Alfândega da Fé: aqui e aqui.

terça-feira, agosto 14, 2007

Experiência em Alfândega da Fé

Em Novembro do ano que passou, estive em Alfandega da Fé, a fazer o módulo de Medicina Rural - uma parte do estágio de Medicina Comunitária. Fui com uma colega da minha turma, com quem partilhei as experiências médicas no interior.

Transcrevo agora o diário do que fiz por lá, por ter tido preguiça de o acabar na altura…

Partida - dia 23 de Outubro

Hoje foi o primeiro dia. Depois de uma partida atribulada do Porto, a viagem correu sem grandes percalços. Felizmente hoje não foi dia de chuva, por isso o transito no IP4 processava-se de forma normal e fluente. Depois de um pequeno engano numa saída, chegamos sem problemas a Alfandega da Fé. A cidade pareceu-nos pacata mas estranhamente moderna. Imaginávamos uma pequena aldeia no meio de Trás-os-Montes, saiu-nos uma jovem cidade. Foi uma boa surpresa.

Chegados às 20h e cheios de fome, fomos jantar uma bela vitela assada a um restaurante local, que foi bem servida e a um preço à antiga. Seguimos para a nossa residencial, onde fomos muito bem recebidos, num ambiente caseiro mas com todo o conforto alberguista.

No Centro de Saúde apenas demos uma pequena volta de reconhecimento. É engraçado porque parece um hospital em ponto pequeno, mas isto foi só a primeira impressão.

Depois de jantar, recolhemos aos quartos, para continuar alguns trabalhos pendentes da semana passada.

Assim iniciou esta estadia de duas semanas, numa cidade de Trás-os-Montes…

quarta-feira, agosto 08, 2007

Aguardamos publicação oficial

Ao que parece, o exame de acesso à especialidade sempre vai ser no dia 29 de Novembro de 2007. No entanto, essa data ainda não foi publicada no site dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde (que veio substituir a antiga secretaria geral).

Aguardamos (já que não fomos de férias) essa publicação.

Tunes