terça-feira, outubro 10, 2006

Parece que não consegui manter uma escrita frequente… Enfim, contento-me com o que houver.

As semanas em Vale do Sousa passaram a correr. Foram semanas de muita aprendizagem em Ginecologia e Obstetrícia, onde fomos muito bem recebidos por todos os profissionais do hospital, acima de tudo pelos Médicos, que nos guiaram, ajudaram e ensinaram. Mesmo com todos os imbróglios e problemas de gestão com que o serviço se tem deparado e com o crescente volume de trabalho, desde o fecho do bloco de partos em Santo Tirso.

Nestas semanas comecei a preparar aquilo que vai ser o material de estudo para este ano. Sabe-se que o exame de acesso à especialidade vai ser no último trimestre de 2007, por isso já não é cedo para começar a organizar material. São cerca de 1000 as páginas do Harrison Principles of Internal Medicine (pode-se comprar aqui ou aqui:) Vai ser dureza…

Entretanto, nos dias 21-23 de Setembro, tivemos cá no Porto o Yesmeeting, um encontro de jovens investigadores organizado pela Fmup. Foi muito bom, pois promoveu o contacto entre estudantes de Medicina de todo o mundo, bem como conferências com profissionais conceituados em diversas áreas. Entre eles, de realçar a vídeo-conferência com Sir Tim Hunt. Fica aqui a minha homenagem ao comité de organização que muito trabalhou. Penso que falo por todos, quando digo que conseguiu :)

A nova etapa iniciou hoje. É a cadeira de Medicina Comunitária, composta por duas semanas no centro de saúde S. João, no Porto, e duas semanas num centro de saúde rural – Alfândega da Fé foi o que escolhi. De entre os objectivos realça-se o contacto com a realidade dos cuidados de saúde primários e a interacção com o doente numa perspectiva sócio-cultural mais próxima e fora do ambiente hospitalar. Vai ser bom para consolidar alguns (poucos) conhecimentos e aprender novos…

1 comentário:

Anónimo disse...

ola! foi a primeira vez que vim ao teu blog e gostei :) e dá uma saudade pequenina das aventuras e desventuras de um finalista da FMUP a saltar de hospital em hospital. muito enriquecedor por certo...

e queria concordar contigo quanto a tim hunt. infelizmente não o vi no yesmeeting, mas tive a oportunidade de o ver numa palestra no verão passado no IBMC, e fiquei rendida. brilhante, e brilhantemente humilde.

Tunes