quarta-feira, março 26, 2008

Vidinha vai andando

Os dias passam-se bem em Medicina Geral e Familiar. Apesar de o horário que eu tenho ser um bocado digamos, alternativo, e haver muitas consultas, tem corrido bem.
Alternadamente, vou algumas manhãs/tardes para a Unidade Operativa de Saúde Pública de Barcelos, onde faço sobretudo renovação de cartas de condução, e volta e meia um trabalhinho de saúde pública (tipo introduzir dados no computador, eventualmente fazer uma vistoria a restaurantes, bares ou escolas...).

A consulta corre bem, a um ritmo pautado pelas interrupções dos doentes que aparecem a solicitar consultas, receitas, baixas, credenciais de fisioterapia, documentos de transporte, atestados de robustez física...
Não querendo descurar o lado necessitado do utente, parece-me que por vezes há alguns abusos. Não sei se pela bondade/disponibilidade da minha Tutora, ou porque simplesmente as pessoas são assim. Por vezes tenho a sensação que ser prestável dá azo a muitos abusos e por vezes até exigências... o que na Medicina Familiar é frequente, pois por vezes é difícil para o médico distanciar-se daquela pessoa que conhece à tanto tempo...

Tenho algum receio de me tornar num Médico frio, que tanto critiquei ao longo do curso. Mas por vezes é realmente difícil ser imparcial com pessoas quase descaradas...

sexta-feira, março 07, 2008

Idiossincrasias

Por vezes os doentes também sofrem connosco.

Ontem, depois de 1 ano sem fazer qualquer tipo de actividade física (além de carregar o Harrison de um lado para o outro, e de o sublinhar, o que certamente desenvolveu os meus músculos do membro superior direito) decidi inscrever-me num ginásio.

Fui fazer a avaliação física, e como era de esperar, em quase todos os parâmetros avaliados pontuei "fraco", à excepção da prova de resistência, que consegui levar até ao fim. Para meu espanto, a avaliação em si acabou por se tornar numa hora de exercício, coisa que não estava a contar.

Ora, fui dormir cansado. E como estava cansado, dormi como uma pedra, pelo que não acordei com o despertador - felizmente a minha tutora desculpou o meu atraso de meia hora. O problema foi durante a consulta que não mandei uma para a caixa - não me lembrava dos nomes dos medicamentos, não me lembrava de coisas que os doentes me diziam, esquecia-me dos valores da pressão arterial que tinha acabado de medir. Enfim, foi uma manhã difícil - os doentes devem ter achado que eu estava senil... Isto mostrou-me como uma noite mal dormida (ou pelo menos, nº de horas insuficiente) podem ser perigosos... e se estivesse a ajudar numa cirurgia?? "Ai era a carótida! Ups, parecia-me uma lampreia"

De tarde fui um bocadinho mais competente e estive a fazer exames clínicos de aptidão para carta de condução.

Depois, fui aproveitar a feira de Barcelos, que recomendo vivamente :)

segunda-feira, março 03, 2008

Ufa!

De manhã achei que ía morrer. Fui fazer vistorias com a Delegada de Saúde Pública e duas Engenheiras da Câmara Municipal. Infelizmente, a Eng. que ia ao volante encarnou o espírito do Colin MacRae, e andou a manhã toda a abrir pelas estradas de Barcelos. Senti-me dentro duma máquina de lavar a roupa... fiquei agoniado o dia todo :(

A segunda feira à tarde no Centro de Saúde é sempre um dia puxado. Hoje foram cerca de 25 consultas (15 marcadas, e 10 que "apareceram"!). Saí por volta das 20h15 - apesar de estar em Medicina Geral, parece que vou fazendo as minhas urgências :)

Tunes